09 agosto 2011

Péssima jogada - Violência nos games

 
Assassinatos em massa! Você já viu isso em algum game certo? Seja uma matança desenfreada de velhinhas pelas ruas de GTA ou numa missão do governo para matar inimigos em Call of Duty, todo mundo já estourou os miolos de alguns seres digitalizados na sua plataforma gamística preferida. Agora eu pergunto, quantos de vocês acham que é aceitável fazer isso com seres humanos? Pessoas de carne e osso que tem famílias, amigos, enfim, vidas. Tirando muitos engraçadinhos e 0,1% de possíveis lunáticos assassinos, todos afirmarão que não.

O fato é que, para eliminar alguns bits, você não precisa mais do que a disposição de apertar algumas vezes o botão esquerdo do mouse (e alguma habilidade), mas tirar vidas humanas envolve coisas muito mais delicadas, emoções, sentimentos. Qualquer pessoa normal é impedida por fatores como preceitos religiosos, inteligência, bom senso, ou ainda receio de ir pra cadeia, local cheio de criminosos e sem videogames.


Alguém que descarta completamente toda a concepção ao qual foi ensinado sobre respeito à vida alheia porque um jogo de videogame disse o contrário, não é uma pessoa apta a conviver em sociedade. Ela devia estar guardadinha em um quarto tomando algum comprimido que a transforme em um vegetal ambulante, e, se alguns casos só são identificados após o desencadeamento da ação nociva, não deve existir uma forma de evitar.


O que eu sei é que você não proíbe o nascimento de mais crianças para evitar o surgimento de outros Hittlers, Bin Ladens ou Shao Kahns. Não é justo impedir quase meio bilhão de pessoas de fazer algo saudável por conta de meia dúzia de lunáticos que podem muito bem serem influenciados também por outros fatores, como filmes ou livros.


Não existe uma forma de nos blindarmos totalmente contra esses tipos de eventos, sempre estaremos à mercê de fatalidades como essa, seja disponibilizando jogos “violentos” ou não.


A única coisa que ajuda é nos pacificarmos cada vez mais e eliminarmos gradualmente as chances de alguém conseguir meios para efetivar tais ações trágicas. E se me permite o conselho, nada como uma disputa de frags em seu FPS preferido ou uma sessão de boliche humano nas ruas de Liberty City para fazer amigos.

Fonte: Sinfoniadeideias/Blogspot

Nenhum comentário:

Postar um comentário